Rating: 3.0/5 (14433 votos)




Partilhe este Site...


Como ter sucesso no seu novo negócio
Como ter sucesso no seu novo negócio

Quem disse que não há receita para o sucesso não estava enganado. Mas existem, sim, algumas características comuns a todo empreendedor bem-sucedido, que podem ajudar qualquer um a avançar alguns passos rumo ao sucesso. Organização internacional de apoio ao empreendedorismo, a Endeavor identificou por exemplo que, entre os melhores casos - que cresceram 20% ou mais nos últimos três anos, 74% -  focaram em investir localmente no início, mas aspiravam tornar suas empresas globais.


Ao identificar traços desse tipo, um estudo realizado pelo Centro de Empreendedorismo de Alto Impacto da Endeavor entrevistou 55 empreendedores de alto impacto em 11 países e formatou 5 regras básicas para alcançar o sucesso nos negócios.
 
“Você pode mirar em um alvo maior e acabar como algo menor de qualquer forma. Mas, se não começar mirando alto, quase nunca vai chegar lá”, aponta Reid Hoffman, fundador do LinkedIn e membro do Conselho Global da Endeavor. A questão que ele coloca é: “Como eu posso entrar nesse jogo?” 

Conheça melhor as regras do sucesso nos negócios, acompanhadas de alguns exemplos mundiais, e descubra como fazer parte desse jogo:
 
1.    Comece com o que você conhece  - "As melhores ideias de negócios costumam estar bem debaixo do seu nariz. Ao começar uma empresa, em vez de ficar procurando uma ideia extremamente inovadora, comece com aquilo que você sabe. Os empreendedores podem identificar vantagens competitivas em uma indústria e receber feedbacks mais rápido quando eles já conhecem essa indústria e os potenciais consumidores. Muitos empreendedores se tornaram bem sucedidos criando empresas em áreas em que já tinham experiência". 
 
2.    Sonhe grande  - "As startups mais admiradas dos dias de hoje – os Facebooks, Googles e LinkedIns do mundo – são empresas globais que começaram em mercados locais. Vejamos o Facebook como exemplo. O Zuckerberg começou o Facebook em um nível bastante local, testando o conceito original na Universidade de Harvard. Com o tempo, o Facebook cresceu nacionalmente, e depois globalmente. Hoje, a rede social tem mais de 665 milhões de usuários ativos por dia". 
 
3.    Não se prenda ao plano de negócio  - "Esqueça o que os professores dizem, alguns dos empreendedores mais renomados do mundo nunca escreveram um plano de negócio. Esses empreendedores argumentam que, enquanto existe, sim, um valor significativo em se pensar sobre os aspectos fundamentais de um novo negócio,  ficar comprometido demais com a cópia impressa de um plano de negócios sufoca a flexibilidade do empreendedor, o que torna difícil se adaptar aos desafios e aproveitar novas oportunidades. Ou seja, quando começar uma empresa, não fique amarrado ao plano de negócio". 
 
4.    Procure investimentos e ganhe conselhos  -  “É fácil se apaixonar pela sua própria ideia, mas muito mais difícil convencer os outros dela. O processo de perseguir o investimento e o conselho de outras pessoas necessita de um rigor de pensamento e um teste prático do plano. Obviamente, levantar capital pode te dar recursos para uma rápida expansão, mas o acesso aos conselhos destes investidores e pessoas de confiança é um componente ainda mais importante do sucesso”. 

5.    A experiência te leva mais longe  - "Alguns dos empreendedores mais icônicos do mundo descobriram uma ideia de negócio na garagem da casa dos pais. O sucesso deles sempre levanta a questão: Como jovens empreendedores com pouca experiência conseguiram criar empresas gigantes? Isso acontece porque um pouco de experiência já vale muito no caminho rumo ao alto impacto. Empreendedores sempre precisam de experiência prévia, mas não muita a ponto de fazê-los evitar riscos e deixarem de ser flexíveis".